Como iniciar uma venda sem afastar a cliente da loja de lingerie

Sua loja tem um fluxo bom de clientes, mas você não entende o motivo da vendas não serem satisfatórias?
Sua loja de lingerie tem uma equipe excelente de vendas, mas você ainda nao acredita que os números são suficientes?
As clientes até entram na loja, mas saem rapidamente quando abordadas por uma vendedora?
Se acalme! Podemos ajudar a ajustar pequenos pontos e reverter essa situação.
Se atente para dois detalhes:

  • Vendedor que fica “seguindo” a cliente por todos os cantos da loja pode intimidar e fazer com que o cliente desista da compra, por se sentir desconfortável. Tem pessoas que gostam de espaço para ver as peças, lembrar do que já tem em casa, fazer as contas do que pode levar. Muitas situações que a presença de uma vendedora literalmente colada nela vai fazê-la ir embora da loja e nunca mais voltar.
  • Por outro lado, um vendedora de lingerie que não dá a menor atenção, não se coloca a disposição para dúvidas em geral e ignora se a cliente demonstra de alguma maneira que precisa de algo, pode fazer o cliente se sentir desvalorizado e sair rapidamente da sua loja de lingerie.

O ideal é encontrar o equilíbro entre as duas situações. Fugir de frases feitas (que as clientes já conhecem e detestam) e personalizar de fato cada atendimento.

1- Troque o “Posso ajudar” por “Olá! Tudo bem?”

O clichê de “Posso ajudar?” já é conhecido pelos consumidores e automaticamente negado. A resposta sempre é “Estou apenas olhando, obrigada”. Troque pela alterativa mais agradável e informal. A cliente vai se sentir mais à vontade e muito menos pressionada.

2- Já conhece a nossa loja?

Se a resposta for não, comece uma simpática conversa falando rapidamente sobre o que vocês oferecem, de como são focados em qualidade e satisfação das clientes. Se a cliente já conhece, mude o rumo da conversa e pergunte se ela está procurando algo, que você está ali para ajudá-la encontrar.

3- Posso te ajudar em algo específico?

As clientes gostam quando a vendedora de lingerie vai direto ao ponto sem ser invasiva demais. Essa pergunta é bem aberta e dá espaço para a funcionária oferecer produtos que o cliente realmente vai querer. Não empurre nada que esteja fora do “específico” que a cliente pediu. Se ela der abertura, momentos antes de fechar a venda, mostre aquela lingerie linda que chegou de manhã e ela estará sendo uma das primeiras a ver.

4- O que você acha dessa peça?

De novo, o simples é mais bem visto pelas clientes do que algo forçado e obrigatório. Iniciando uma pergunta aberta como essa,é grande a possibilidade de você conhecer mais sobre o gosto da cliente, e dessa maneira, focar em oferecer peças de lingerie que ela já demonstra interesse, mesmo que indiretamente.

Lembre-se: cada cliente tem que ser tratada de maneira especial, independente do valor da compra ou se ela vai levar algo naquele momento.
Se você trata diferente uma pessoa que realmente apenas entrou para olha e conhecer, com certeza quando for comprar de fato não vai ser na sua loja de lingerie.

Faça a experiência de cada pessoa que entra ser impecável. Boas vendas!